Presentation
Target Audience
Estudantes de ciências sociais, arquitetura e arte, público em geral
Objectives
O curso inquire sobre as relações entre arte, religião e sociedade a partir de uma perspectiva multidisciplinar. O seu objetivo não é o de estabelecer uma elucidação “analítica” e “teórica” do conteúdo dessas noções ou da natureza da relação entre os “domínios” ou “fenómenos” que circunscrevem. Procura-se antes compreendê-las a partir do modo como a sua articulação define formas históricas e culturais plurais de constituição dos planos de partilha intersubjetiva que estão na base do que chamamos de comunidade, povo, nação ou tradição. Para o fazer organiza-se em três módulos que focam a história da arte do ocidente; as raízes metafísicas e os percursos históricos da reflexão sobre a definição e função religiosa e secular da arte; e, por último, os rumos e cruzamentos das perspectivas da fenomenologia e da interrogação antropológica, histórica e filosófica sobre arte.
Docentes: João Borges, Ricardo Santos Alexandre, Guilherme Figueiredo e Filipe Verde
Valor da Inscrição: 140€ | 80€ (membros do CRIA)
Program
Módulo 1 - História da Arte Ocidental
As primeiras ‘grandes’ civilizações: Egipto, Grécia, Roma - sistemas religiosos e arte
A emergência da arte Paleocristã, Bizâncio e o Renascimento Carolíngeo
A consolidação do sistema feudal e a arte da Alta Idade Média (Românico, Gótico, Mudejar)
Renascimento e Maneirismo, do humanismo à reforma protestante
A arte Barroca entre a Contra-Reforma e o ‘petit-genre’ popular
O Rococó e o colapso da sociedade aristocrática
Voltaire e Jacques-Louis David, as primeiras revoluções burguesas
Romantismo - Inglaterra, Alemanha e França
O drama doméstico: o caso de Ibsen
Decadência e revivalismo: a arte ultra-romântica da era Vitoriana
Realismo e expressão: o surgimento da fotografia, a obra de J.W. Turner
As primeiras correntes modernistas (fauvismo, cubismo, expressionismo, surrealismo)
O cinema como nova forma de arte (e de propaganda)
O papel da cultura ‘pop’ nos pós-2ª Guerra Mundial
Os novos meios e a arte conceptual
O papel da cultura ‘pop’ na atualidade
Módulo 2 - Arte e Filosofia
Concepções de arte na Antiguidade Egípcia e Grega - techne e poiesis
A “Ideia” e o “Belo” em Platão, Aristóteles, Estóicos e Neoplatonistas
Concepções de arte na Idade Média
Teoria da arte no Renascimento - a naturalização do pensamento sobre arte
Teoria da arte no Iluminismo e no Romantismo - aparecimento da estética - Burke, Kant, Schiller
Teoria da arte no séc. XX - Crítica da estética - Heidegger e Dewey
Religião, arte e as formas do divino
O símbolo para além da representação: presença e participação
Mircea Eliade - entre a religião e a arte
Teofania e Hierofania - a tangibilidade do divino
Espaço sagrado e o centro do mundo
Módulo 3 - Arte/Imagem, Religião e Sociedade
A tradição das tradições: Atenas e Jerusalém em A Escola de Atenas e A Disputa do Sacramento - Rafael
Modernidade e desencantamento - Moby Dick, de Herman Melville
A arte tem, ou teve?, uma história. De Hegel a Nietzsche, Heidegger e Gadamer: a crítica da estética e a promessa da
superação da metafísica da subjetividade
Arte/Imagem e Religião - entre Iconoclastia e Consagração
Arte e Ontologia - o Templo Grego, todos os Templos, o que é um Templo
Arte, Ritual e Sociedade - lugar, temporalidade e a formação do “nós”
Religiões seculares, arte e propaganda - O Triunfo da Vontade, de Leni Riefenstahl; O Couraçado Potemkin, de Sergei Eisenstein
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