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CRIA Courses

Concluded courses

Dates

16 to 23 September 2021

Enrollments until

Until 07 September 2021

Place

Laboratório Audiovisual do CRIA - ISCTE

Time

18h00 - 22h00


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Dates

30 September to 7 October 2021

Enrollments until

Until 22 September 2021

Place

online, via Zoom

Time

18h00 - 22h00


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Dates

18 October to 25 November 2021

Enrollments until

Until 13 October 2021

Place

NOVA FCSH - Colégio Almada Negreiros (Campus de Campolide)

Time

segundas, terças e quintas, das 18:00 às 20:00


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Target Audience

Estudantes de ciências sociais, arquitetura e arte, público em geral

Objectives

O curso inquire sobre as relações entre arte, religião e sociedade a partir de uma perspectiva multidisciplinar. O seu objetivo não é o de estabelecer uma elucidação “analítica” e “teórica” do conteúdo dessas noções ou da natureza da relação entre os “domínios” ou “fenómenos” que circunscrevem. Procura-se antes compreendê-las a partir do modo como a sua articulação define formas históricas e culturais plurais de constituição dos planos de partilha intersubjetiva que estão na base do que chamamos de comunidade, povo, nação ou tradição. Para o fazer organiza-se em três módulos que focam a história da arte do ocidente; as raízes metafísicas e os percursos históricos da reflexão sobre a definição e função religiosa e secular da arte; e, por último, os rumos e cruzamentos das perspectivas da fenomenologia e da interrogação antropológica, histórica e filosófica sobre arte.

Docentes: João Borges, Ricardo Santos Alexandre, Guilherme Figueiredo e Filipe Verde

Valor da Inscrição: 140€ | 80€ (membros do CRIA)

Program

Módulo 1 - História da Arte Ocidental

As primeiras ‘grandes’ civilizações: Egipto, Grécia, Roma - sistemas religiosos e arte
A emergência da arte Paleocristã, Bizâncio e o Renascimento Carolíngeo
A consolidação do sistema feudal e a arte da Alta Idade Média (Românico, Gótico, Mudejar)
Renascimento e Maneirismo, do humanismo à reforma protestante
A arte Barroca entre a Contra-Reforma e o ‘petit-genre’ popular
O Rococó e o colapso da sociedade aristocrática
Voltaire e Jacques-Louis David, as primeiras revoluções burguesas
Romantismo - Inglaterra, Alemanha e França
O drama doméstico: o caso de Ibsen
Decadência e revivalismo: a arte ultra-romântica da era Vitoriana
Realismo e expressão: o surgimento da fotografia, a obra de J.W. Turner
As primeiras correntes modernistas (fauvismo, cubismo, expressionismo, surrealismo)
O cinema como nova forma de arte (e de propaganda)
O papel da cultura ‘pop’ nos pós-2ª Guerra Mundial
Os novos meios e a arte conceptual
O papel da cultura ‘pop’ na atualidade
 

Módulo 2 - Arte e Filosofia

Concepções de arte na Antiguidade Egípcia e Grega - techne e poiesis
A “Ideia” e o “Belo” em Platão, Aristóteles, Estóicos e Neoplatonistas
Concepções de arte na Idade Média
Teoria da arte no Renascimento - a naturalização do pensamento sobre arte
Teoria da arte no Iluminismo e no Romantismo - aparecimento da estética - Burke, Kant, Schiller
Teoria da arte no séc. XX - Crítica da estética - Heidegger e Dewey
Religião, arte e as formas do divino
O símbolo para além da representação: presença e participação
Mircea Eliade - entre a religião e a arte
Teofania e Hierofania - a tangibilidade do divino
Espaço sagrado e o centro do mundo
 

Módulo 3 - Arte/Imagem, Religião e Sociedade

A tradição das tradições: Atenas e Jerusalém em A Escola de Atenas e A Disputa do Sacramento - Rafael
Modernidade e desencantamento - Moby Dick, de Herman Melville
A arte tem, ou teve?, uma história. De Hegel a Nietzsche, Heidegger e Gadamer: a crítica da estética e a promessa da
superação da metafísica da subjetividade
Arte/Imagem e Religião - entre Iconoclastia e Consagração
Arte e Ontologia - o Templo Grego, todos os Templos, o que é um Templo
Arte, Ritual e Sociedade - lugar, temporalidade e a formação do “nós”
Religiões seculares, arte e propaganda - O Triunfo da Vontade, de Leni Riefenstahl; O Couraçado Potemkin, de Sergei Eisenstein

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Dates

6 to 10 March 2023

Place

Laboratório de Audiovisuais do CRIA (Iscte) – sala AA 126

Time

17:30 - 20:30


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Target Audience

Destinado a investigadores e estudantes que usem ou queiram desenvolver e aprofundar estratégias de pesquisa etnográficas.

Nº de participantes: mínimo 8 / máximo 20 

INSCRIÇÃO

Inscrição no curso deve ser acompanhada breve bio/cv e breve justificativa de interesse no curso enviada para o e-mail: paulo.raposo@iscte-iul.pt  

Objectives

A etnografia é, talvez, o centro nevrálgico do empreendimento antropológico e, para muitos de nós, marca distintiva, ainda que não consensual, da disciplina. Ao retomar questões teórico-metodológicas centrais relacionadas à etnografia, este curso se direciona a pensar a prática etnográfica como experimentação e apontar caminhos possíveis e criativos para sua realização.

Program

Dia 01 – Sobre começos (06/03 de 17h30 às 20h30)

Etnografia modernista. Etnografia como método. Etnografia como prática e experiência. Etnografia como teoria.

Dia 2 – Deslocamentos etnográficos (07/03 de 17h30 às 20h30)

Etnografia e pós-modernismo. Etnografia como texto. Epistemologia da produção etnográfica. Etnografia como afetação. Etnografia como montagem.

Dia 3 – Etnografia e multimodalidade (08/03 de 17h30 às 20h30)

Experimentação na prática etnográfica. Etnografia, imagem e som. Aproximação entre arte e antropologia do ponto de vista de seus fazeres. Narrativa transmídia e antropologia multimodal.

Dia 4 – Etnografia e processos coletivos de produção  (09/03 de 17h30 às 20h30)

Experimentação em processos etnográficos coletivos com imagens e sons. Filme e produção coletiva de conhecimento.

Dia 5 – Oficina de projetos  (10/03 de 17h30 às 20h30)

Neste dia, participantes do curso são convidadas a apresentar seus projetos de investigação em curso ou futuros e pensaremos coletivamente possíveis caminhos teórico-metodológicos tendo como foco a experimentação etnográfica.

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Dates

20 to 24 June 2022

Enrollments until

Until 31 May 2022

Place

Colégio Almada Negreiros NOVA FCSH, Campus de Campolide


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Target Audience

O Património Cultural Imaterial refere-se aos bens culturais imateriais, e elementos materiais e naturais associados, que são expressivos de identidades e memórias coletivas de grupos e comunidades. Em 2003, a UNESCO aprovou a Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que entrou em vigor em Portugal em 2008, com o intuito de impulsionar o estudo, salvaguarda, valorização e divulgação da diversidade cultural e de fomentar o desenvolvimento sustentável.

Acreditado pela UNESCO no âmbito da Convenção para a Salvaguarda do Património Imaterial e com ampla experiência na investigação e promoção do PCI, o Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) convida agentes culturais, técnicos municipais e demais interessados a se inscreverem no curso “Metodologias da Antropologia para o Património Cultural Imaterial”.

 

Datas: 20 a 24 de junho de 2022

Horário: 10h00 às 18h00

Local: Colégio Almada Negreiros NOVA FCSH (Campus de Campolide)

Público-alvo: Agentes culturais, técnicos municipais, público em geral

Inscrição

valor: 170 euros
vagas: 10 (mín.) a 25 (máx.) participantes
prazo de inscrição: 31 de maio
prazo de pagamento: 8 de junho
cancelamento*: até 14 de junho
*O CRIA retém uma taxa de 10% na devolução da inscrição
formulário de inscrição
Contactos: +351 210 464 057 | cria@cria.org.pt | www.cria.org.pt

Organização: Centro em Rede de Investigação em Antropologia

Coordenação: Inês Lourenço, Joana Lucas, Marta Prista, Rodrigo Lacerda

Programa completo disponível para download abaixo.
Programa_CursoPCI_2022.pdf.pdf

Dates

27 to 31 January 2020

Enrollments until

Until 19 January 2020

Place

Colégio Almada Negreiros NOVA FCSH | Campus de Campolide

Time

10h > 18h


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Target Audience

Agentes culturais, técnicos municipais, público em geral

Objectives

O Património Cultural Imaterial refere-se aos bens culturais
imateriais, e elementos materiais e naturais associados, que são
expressivos de identidades e memórias coletivas de grupos e
comunidades. Em 2003, a UNESCO aprovou a Convenção para a
Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que entrou em vigor
em Portugal em 2008, com o intuito de impulsionar o estudo,
salvaguarda, valorização e divulgação da diversidade cultural e de
fomentar o desenvolvimento sustentável.
O Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA),
enquanto promotor de diversas iniciativas nesta área e ONG
consultora da UNESCO no âmbito da Convenção para a
Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, convida agentes
culturais, técnicos municipais e demais interessados a se
inscreverem no curso Património Cultural Imaterial que tem como
objetivo capacitar os participantes para os principais debates e
instrumentos implicados na sua conceção, inventariação e
salvaguarda.

Program

Programa [PDF]

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